Bendita Nutrição

14 Jul

Benditas,

Quem vai escrever o post de hoje é a Ana Luisa Faller, uma super amiga e também excelente Nutricionista formada pela UFRJ, Pós Graduada em Nutrição Clínica Funcional, Mestre e doutoranda em Nutrição pela UFRJ, Atendimento clínico e consultoria, ufa RS. Temos muito que aprender com ela, espero que curtam as dicas 😉

“Nutrição está na moda”. Ouço isso diversas vezes na rua, na mídia, mas acho até engraçado ouvir isso. Em algum momento não esteve? E o que quer dizer com nutrição está na moda? Ela não estava ou se alimentar não era moda? Fico confusa com essas declarações. Até porque o que quer dizer estar na moda?

Se a gente fala de “nutrição da moda” pode ser uma coisa. Ter o padrão estético magro das passarelas ou o definido e musculoso da Sapucaí. Ou ainda pode-se falar de “última moda da nutrição”, que aí entram as dietas malucas que a cada semana surgem prometendo milagres e sempre uma restrição alimentar tão grande que todo mundo já fica com pé atrás e até com raiva de nutricionista. Espero que não fiquem de mim pelo menos.

O que eu gostaria de ver era a moda da nutrição ser… saúde. Não ser acima nem abaixo do peso, não ter problema digestivo, não ter dor de cabeça todo dia, não ter crise alérgica toda semana, não encher a cara todo final de semana e “não entender como está com uma gordurinha localizada”. Essa consciência de que o que comemos muda quem somos, poucas pessoas tem. E ainda, saber que não comer não resolve as coisas, pelo contrário, cabelo brilhoso e unhas fortes começam com uma boa alimentação. Roupas e acessórios belíssimos não são nada quando se tem um rosto repleto de acne e a pele sem firmeza nenhuma. Comprar mais alguns cremes? Podem até tentar, mas se tratando do corpo humano o estímulo tem que ser dado de dentro para fora, caso contrário termina no dia seguinte que o pote de creme acabar.

Aprender a se alimentar nunca devia sair de moda. Mas, enquanto quiserem sempre apontar um único vilão para todos os males da alimentação e prevalecerem as dietas “da moda” comer direito vai ficar comprometido. O que acho curioso que muitas pessoas antenadas em questões de moda fazem questão de ter e usar aquele produto personalizado, customizado para elas, mas na alimentação preferem seguir aquela dieta da revista que está lá para mil pessoas diferentes fazer a mesma coisa. Escolher uma roupa é um processo individual, as mesmas coisas não ficam boas em pessoas com corpo e estilos diferentes. Porque que uma mesma alimentação funcionaria para todo mundo se cada um também é diferente?

 

Sempre procure um profissional nutricionista para receber a sua alimentação personalizada. Se você tem curiosidade sobre nutrição, gostaria de saber mais do assunto, matérias e dietas polêmicas, receitas saudáveis, podem me procurar no meu blog! www.soulnutritionrio.blogspot.com

Ana Luisa Faller

 

#ficaadia: Quem quiser saber mais sobre algum assunto, deixe um comentário e a Ana irá escrever para nós !!! Aproveitem !!! Bjos Luiza

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2 Respostas to “Bendita Nutrição”

  1. Héstia 14 de Julho de 2011 às 23:16 #

    Boa Noite
    Quase madrugada já.. 😉
    Bom..eu adorei o post dela, ficou perfeito.
    Uma dúvida que tenho é sobre alimentação antes de exercicios fisicos! Quero caminhar ou fazer academia e não sei direito o que posso comer antes! Será que ela como Nutricionista pode nos dar algumas dicas?
    Beijjinhos

    • Ana Luisa Faller 17 de Julho de 2011 às 21:52 #

      Olá Héstia, como você está? Desculpe a demora na resposta, mas espero poder te ajudar um pouquinho. A primeira coisa é nunca fazer exercício em jejum. Não muda o quando você vai gastar de caloria durante a atividade e pode te deixar sem energia para completar corretamente o seu treino. Dito isso, é importante saber que horário que você vai praticar esta atividade física para entender melhor o tipo e a quantidade de alimento para consumir antes. Mas, de uma maneira geral, temos que fornecer aquele nutriente importante para dar energia ao corpo: carboidrato. Deixo então algumas sugestões:
      – Se o exercício for logo após se alimentar (uns 30 min): uma fruta, fruta seca como banana passa ou uma barra de cereal.
      – Se você treinar à tarde: se for até umas 2h após o almoço, em geral não precisa incluir mais nada, supondo que nesta refeição já teriam alimentos fontes de carboidrato, como arroz, feijão, etc.
      – Se o intervalo entre sua último refeição for maior que 3h: pode-se consumir uma fruta + uma barra de granola ou uma fruta + um sanduiche de pão integral.

      O ideal é você procurar um nutricionista para que ele possa indicar as melhores opções para o seu padrão físico, rotina e horário do exercício. Mas, espero ter esclarecido um pouco. Qualquer outra dúvida ou curiosidade, entre lá no meu blog e continuamos a nos falar.

      Beijos, Ana Luisa Faller

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